Noticias

Documentário “Portuñol” mostra como as línguas portuguesa e espanhola se entrelaçam na fronteira

GZH Cinema

Premiado como melhor longa gaúcho no Festival de Cinema de Gramado de 2020, filme chega às plataformas de streaming.

Vencedor do kikito de melhor longa-metragem gaúcho no Festival de Cinema de Gramado de 2020, o documentário Portuñol chega às plataformas de streaming NOW, Oi Play e Vivo Play nesta quinta-feira (18). O filme apresenta como as línguas portuguesa e espanhola, às vezes o guarani também, entrelaçam-se nas fronteiras do Brasil com os países vizinhos, fazendo parte do dia a dia dos moradores das regiões. O documentário também reflete sobre o conceito de fronteira (leia glossário de termos do portunhol). 

Portuñol marca a estreia da cineasta Thais Fernandes na direção de um longa.  Entre outros trabalhos, ela dirigiu o curta-documentário Um Corpo Feminino (2016) — vencedor dos troféus Assembleia Legislativa de melhor roteiro e melhor filme no Festival de Gramado de 2018 — e a série documental Afinal, Quem É Deus? (2019). Seu segundo longa, que está sendo planejado, também será um documentário, no qual contará a história do cartunista Rafael Corrêa, misturando também ficção e animação. 

Entre 2017 e 2018, Thais e sua equipe viajaram até cidades brasileiras que fazem fronteira com Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai para Portuñol. Ela conversou com comerciantes, músicos (da cumbia uruguaia ao rap guarani), acadêmicos, jovens estudantes etc. De adolescentes a idosos. Os diálogos dos personagens do filme alternam entre o português, o espanhol e o guarani.

Thais trabalhou com produtores locais nessa busca de representantes que seriam interessantes para dialogar. Não houve pré-entrevista: ela chegava e conversava. Teve muita gente que a diretora encontrou pelo caminho, pelo acaso. 

— Eu não queria fazer um filme com figurões. Como, por exemplo, ir até o Rio falar com o Caetano sobre Soy Loco por Ti, América. A ideia era conversar com pessoas reais que vivem o portunhol no cotidiano, talvez sem pensar isso — explica a diretora. 

Thais conta que o argumento de Portuñol é de Jéssica Luz, que é a produtora-executiva do filme ao lado de Fabiano Florez e Mariana Mêmis Müller. Jéssica percebeu que a cineasta teria a cara do projeto, até por sua afinidade com assuntos da América Latina. Thais buscou no longa ir além do portunhol falado publicitariamente.

— As pessoas costumam achar que portunhol é falar espanhol ou português errado. Ao fazer o filme, percebi que o portunhol não é só essa brincadeira que a gente faz sobre falar erroneamente ou misturar coisas. É uma expressão cultural. Nas fronteiras, as pessoas têm orgulho de falar portunhol — diz.

Sendo uma língua oficial do Paraguai, o guarani também marca presença em Portuñol. Nos diálogos com personagens indígenas, é possível observar uma relação diferente com o espaço: fronteira é um conceito trazido pelos europeus. Para os indígenas, não existem essas linhas divisórias.

Ao longo de 70 minutos, Portuñol propõe a discussão sobre o que é fronteira e como ela é  definida para falar do portunhol. Para Thais, a grande mensagem do filme é talvez querer ressignificar essa ideia de fronteira como um lugar que separa:

— Aprendemos na escola que fronteira é lugar que tem uma linha, um muro, uma grade, de um lado é uma coisa, e do outro, diferente. No fim das contas, fronteira é um lugar de encontro. O filme encontra culturas no caminho que se misturam sem se renegar. É uma aula de como conviver com as diferenças sem anular outro. As pessoas têm orgulho dessa mistura, gostam da área cinza. Ainda sim, não renegam suas origens. Brasileiro é brasileiro, paraguaio é paraguaio, tem quem se considere brasiguaio. 

0 comments on “Documentário “Portuñol” mostra como as línguas portuguesa e espanhola se entrelaçam na fronteira

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A <span>%d</span> blogueros les gusta esto: