Libros

Qual política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos

 

Esta é uma introdução para as pessoas que se interessam pela abordagem política da linguagem e uma reflexão sobre os principais desafios impostos à relação entre linguagem e política nos tempos atuais:

Qual é o destino do multilinguismo diante da homogeneização linguística e cultural promovida pela mundialização da economia e da informação? 

De que depende a sobrevivência das comunidades linguísticas minoritárias nos dias de hoje? 

É possível uma política normativa flexível e moderada, adaptada aos usos extremamente diversos de um mundo hipersemiotizado?

Estas são algumas das perguntas sobre as quais reflete, de uma perspectiva glotopolítica, este livro, que apresenta também as principais linhas de interesse, orientações teóricas, fundamentos e conceitos da política linguística como área de pesquisa dentro dos estudos linguísticos.

A identificação dos agentes de intervenção sobre a linguagem, situados em diversos planos da vida social, e a análise dos sistemas ideológicos implicados em suas ações são um desafio fundamental. A reflexão sobre nosso próprio papel como pesquisadores na realidade que pretendemos entender e o engajamento democrático que implica defender a participação de todo mundo, em condições de igualdade, no debate glotopolítico, serão sempre o nosso maior desafio.

Autor

Xoán Carlos Lagares é professor adjunto de língua espanhola na Universidade Federal Fluminense. Doutor em letras pela Universidade da Corunha, a sua pesquisa se desenvolve no âmbito da história social e da política linguística do espanhol, do galego e do português.

0 comments on “Qual política linguística? Desafios glotopolíticos contemporâneos

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: