Noticias

Governo de SC proíbe linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Globo.com

Por G1 SC e NSC

18/06/2021 16h08  Atualizado há 4 dias

Decreto vale para documentos escolares oficiais, provas, grade curricular, material didático, comunicados e editais de concursos.

O governo de Santa Catarina editou um decreto que veta a linguagem neutra em todas as escolas públicas e privadas do estado. A medida foi publicada na terça-feira (15) pelo governador Carlos Moisés da Silva (PSL) após a proposição da deputada estadual Ana Caroline Campagnolo, do mesmo partido.

O decreto estabelece que documentos escolares oficiais, provas, grade curricular, material didático, comunicados e editais de concursos “não trarão novas formas de flexão de gênero e de número das palavras” e obriga uso da norma culta da Língua Portuguesa.

‘Menine’, ‘todxs’, ‘amigues’ são exemplos da linguagem ou dialeto neutro, que é conhecido também como linguagem não-binária. O seu uso passou a ganhar mais visibilidade nos últimos anos para tornar a língua mais inclusiva para pessoas transexuais, travestis, não-binárias ou intersexuais.

Segundo o governo, na prática, o “conteúdo não fará referência à linguagem do gênero neutro, inexistente na língua portuguesa e que apresenta contrariedade às regras gramaticais consolidadas no país”

Após o anúncio do decreto, a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo, apoiadora do presidente Jair Bolsonaro, afirmou em uma rede social que a decisão evita “prejuízos educacionais provocados pela aberração linguística que chamam de ‘linguagem de gênero neutro'”.

Governo de SC proíbe linguagem de gênero neutro nas escolas

Em Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriú e Joinville projetos semelhantes tramitam nas Câmaras de Vereadores. Já em Brasília, outros dois texto aguardam parecer em comissões na Câmara dos Deputados.

À reportagem do NSC Total, a Secretaria de Estado da Educação (SED) alegou que seu objetivo é prezar pela qualidade da educação, com “respeito à inclusão e à diversidade, ressaltando a norma culta e gramatical da língua portuguesa”.

0 comments on “Governo de SC proíbe linguagem neutra em escolas públicas e privadas

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Salir /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Salir /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Salir /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Salir /  Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: